O deputado federal eleito Cabo Gilberto Silva (PL-PB) teve sua conta no Twitter suspensa na noite desta terça-feira (8). Ao longo dos últimos dias, o deputado fez várias publicações criticando os possíveis excessos do judiciário e cobrando mais transparência no processo eleitoral brasileiro.
Coincidentemente, a conta foi suspensa horas após o parlamentar discursar na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) sobre a escalada da censura por parte do judiciário no Brasil.
Na ocasião, Gilberto lembrou que os últimos tempos têm sido marcados por uma forte onda de limitações impostas à liberdade de opinião e expressão de ideias no Brasil, com inúmeras decisões judiciais interferindo na comunicação em redes sociais e, até mesmo, na liberdade de imprensa e de produção jornalística.
“Estamos vivendo a ditadura da toga, onde parlamentares estão sendo cassados das redes sociais e jornalistas estão sendo tolhidos no seu direito de fala, rasgando o artigo 5º da constituição”, destacou.
Recentemente, o ministro Alexandre de Morais ampliou o poder de polícia do Supremo e atribuiu a si próprio a permissão de retirar “fake news” da internet, sem a necessidade de outros ofícios. Agora, as redes sociais devem cumprir as ordens de retirada em até duas horas. O descumprimento das determinações pode resultar na suspensão das atividades das empresas no país.