O Política da Paraíba recebeu nesta terça-feira (14), a informação de que o foco do deputado estadual Branco Mendes (Republicanos), após se eleger presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba no primeiro biênio, será reconquistar o protagonismo nos municípios do Litoral Sul Paraibano.
Atualmente, Branco não conta com o apoio de bases importantes na região, a exemplo de Pitumbu, Conde, Pedras de Fogo e Alhandra, seu principal reduto eleitoral.
O parlamentar foi obrigado a dividir o protagonismo na região com os deputados Eduardo Carneiro (SD) e Felipe Leitão (PSD).
Eduardo conta atualmente com o apoio da prefeita de Conde, Karla Pimentel, e da prefeita de Pitimbu, Professora Adelma. Já Leitão, tem o apoio do prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues. O prefeito de Pedras de Fogo, Dr. Manoel Júnior, possui um compromisso com o deputado Anderson Monteiro (MDB), nome não tão atuante na região.
No pleito deste ano, Branco teve apenas o apoio de um gestor no Litoral Sul, o prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro, que não pode mais se reeleger e deve lançar o seu sobrinho no pleito de 2024.
Com essas costuras, Branco viu os votos do Litoral Sul serem divididos entre os quatro parlamentares. Entretanto, com o comando da máquina da ALPB nas eleições de 2024, o Política da Paraíba recebeu a informação de que o deputado deve construir novas alianças e lançar candidaturas fortes nos quatro principais municípios para tentar retomar o posto de principal liderança política do Litoral Sul.