A disputa por espaços na política da Paraíba entre PP e Republicanos vêm se tornado algo comum desde o último pleito. A “Guerra Fria” entre as duas legendas chegou muito perto de eclodir na campanha. No fim das contas, o PP acabou ficando com o vice-governador e o Republicanos deve ficar com a presidência da Assembleia Legislativa.
Agora, o embate se revela mais uma vez na disputa pelos principais espaços no governo João Azevedo II.
O PP pretende alojar os aliados que foram exonerados da gestão do prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima (PSD), após o rompimento com os Ribeiros.
Já o Republicanos, busca espaços para importantes quadros do partido que não conseguiram se reeleger, a exemplo do deputado estadual Raniery Paulino. A legenda também almeja cargos para indicação de aliados.
Em bastidores, especula-se que o Republicanos possa indicar o nome do novo secretário de Educação. O partido conta atualmente com indicações em secretarias não tão relevantes, como a de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca.
Segundo informações recebidas pelo Política da Paraíba, após sugestão apresentada pelo secretário de Comunicação, Nonato Bandeira, a ideia é de que haja uma renúncia coletiva dos secretários no dia 31 de dezembro, o que deixaria João Azevêdo mais à vontade para montar o novo quadro de auxiliares.
A estrutura administrativa do Governo da Paraíba dispõe atualmente de 25 secretarias, 33 secretarias executivas e 43 órgãos da administração indireta.