O plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou em primeiro turno na manhã desta terça-feira (20) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adequa a Constituição Paraibana à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deliberou sobre a eleição para Mesa Diretora da Casa Legislativa.
A PEC permitirá uma nova reeleição do atual presidente da ALPB, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos).
Os deputados realizaram a votação inicial da PEC na Ordem do Dia da sessão ordinária. Foram 29 votos favoráveis, três contra dos deputados Branco Mendes (Republicanos), Inácio Falcão (PCdoB) e Taciano Diniz (União Brasil). A deputada Cida Ramos (PSB) se absteve.
Apesar de ter subscrito o texto da PEC que regulamenta a reeleição, Branco Mendes (Republicanos), candidato para presidente da ALPB no primeiro biênio, se manifestou contra a aprovação da matéria.
À imprensa, Branco disse que havia um acerto para que a Proposta não fosse votada. “Tinha ficado acertado que essa PEC não entraria para votação e era um dos acordos que tínhamos feito. Foi de surpresa. Eu não me senti bem em votar”, disse o parlamentar.
Branco e Adriano Galdino fecharam um acordo junto ao Republicanos para que sejam os candidatos à Presidência da Casa nos 1º e 2º biênios, respectivamente.