O partido Republicanos na Paraíba vive um imbróglio interno após uma suposta quebra de acordo envolvendo os deputados Branco Mendes e Adriano Galdino na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Durante sessão na na manhã desta terça-feira (27), Branco usou a tribuna da Casa e proferiu um forte discurso contra Galdino, que preside a ALPB atualmente.
Em sua fala, Branco citou seu histórico de lealdade, ao lembrar que foi a primeira liderança política a declarar apoio à candidatura de Murilo Galdino à Câmara Federal, e acusou Adriano de querer se perpetuar no poder, além de tachar o colega de “traidor”.
O Republicanos havia firmado um acordo com participação de aliados do governo do Estado, para que Branco fosse o candidato para o primeiro biênio (2023-2024) e Galdino no segundo biênio (2025-2026).
Após todo essa confusão, alguns deputados da base governista em contato com o Política da Paraíba, foram unânimes ao destacar a falta de pulso do presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta. Os parlamentares ressaltaram que Hugo tem deixado toda a articulação do partido nas mãos de Galdino, o que ocasionou esse imbróglio.
Além disso, os deputados ainda destacaram que essa provável quebra de acordo deve resultar em um racha no Republicanos.
Em bastidores, comenta-se que Branco ligou para Motta após sair da sessão na ALPB, criticando a postura de Galdino e despejando críticas à condução do processo eleitoral na Assembleia. Até o presente momento, Hugo não se posicionou sobre o imbróglio ocorrido na manhã de hoje entre os deputados do Republicanos.