O deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos) confirmou, na noite desta quarta-feira (28), que recebeu parecer jurídico favorável da procuradoria da ALPB e vai disputar a presidência da Casa já no primeiro biênio (2023/2024).
“Esse parecer me dar a segurança jurídica que posso ser candidato ao primeiro biênio na Casa de Epitácio Pessoa, estou colocando meu nome ao primeiro biênio. O segundo biênio irei discutir com o Republicanos internamente como também com os deputados”, disse Galdino durante entrevista ao programa Hora H.
Incialmente, o Republicanos havia firmado um acordo com participação de aliados do governo do Estado, para que o deputado Branco Mendes fosse o candidato para o primeiro biênio (2023-2024) e Galdino no segundo biênio (2025-2026).
Entretanto, a Assembleia aprovou em primeiro turno na última terça-feira (20) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adequa a Constituição Paraibana à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deliberou sobre a eleição para Mesa Diretora da Casa Legislativa. Com a aprovação da PEC, Galdino poderá ser reconduzido novamente ao cargo.