A Paraíba sedia, nesta sexta-feira (20), a reunião dos governadores do Nordeste, que terá como agenda principal a definição de pautas conjuntas para apresentação ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro ocorrerá no Centro de Convenções de João Pessoa, a partir das 10h.
Essa será a primeira reunião presidida pelo novo presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo, com os demais governadores da região, eleitos ou reeleitos em outubro do ano passado. O gestor paraibano foi eleito para presidir a instituição em dezembro.
Devido aos atos antidemocráticos registrados no último dia 08 de janeiro em Brasília, o estado adotará um esquema de segurança especial para garantir a segurança do evento, assim como, dos chefes dos estados nordestinos.
De acordo com o secretário de Comunicação da Paraíba, jornalista Nonato Bandeira, os governadores da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e do Maranhão serão acompanhados desde o momento em que desembarcarem em solo paraibano.
“A Casa Militar com a Secretaria de Segurança Pública estiveram reunidos para que todos os governadores, desde as suas chegadas, aos traslados e suas participações neste evento serão acompanhados por equipes de segurança”, afirmou Bandeira.
Em entrevista concedida nesta quinta-feira (19) à emissora de rádio de João Pessoa, o secretário destacou que a medida busca evitar possíveis tentativas de atos golpistas realizados por grupos que não respeitam os resultados das urnas.
“Sabemos que a Paraíba é hospitaleira, mas, ultimamente, surgem alguns grupos radicais que não aceitam o resultado das urnas, que não aceitam o jogo democrático. Isso é lamentável e temos que tomar as precauções. Tenho certeza que tudo ocorrerá dentro de todos os parâmetros de civilidade, de cordialidade que caracteriza o nosso estado”, concluiu.