O Governo da Paraíba conta com nomes reconhecidos pelo forte poder de articulação nos bastidores da política paraibana. Nonato Bandeira, Tibério Limeira, Ronaldo Guerra, são considerados exímios articuladores.
Além dos nomes que integram o chamado ‘núcleo duro’, o governador João Azevêdo (PSB) também possui aliados com um forte poder de articulação, a exemplo dos deputados federais Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta (Republicanos), considerados fundamentais na reeleição na sua reeleição.
Com todas essas figuras já conhecidas em todo o estado, é tarefa difícil achar uma brecha para se destacar perante o governador. Entretanto, um nome vem ganhado espaço nesse grupo. Trata-se do secretário executivo de Representação Institucional da Paraíba em Brasília, Adauto Fernandes.
O gestor foi um dos coordenadores da campanha de João Azevêdo, ao lado de Nonato, Tibério e Ronaldo Guerra. Além disso, Adauto foi o primeiro aliado de João Azevêdo a sugerir que a deputado estadual Pollyana Dutra (PSB) desistisse de concorrer a uma reeleição considerada tranquila, para compor a chapa do governador na condição de candidata ao Senado.
Apesar de não conseguir a vitória, Pollyana se consolidou como uma das principais lideranças políticas do interior do estado. Recentemente, ela foi confirmada por João como nova secretária de Desenvolvimento Humano do Estado.
Deixando os problemas familiares em segundo plano, Adauto se consolidou como um técnico. O secretário era tido há algumas anos apenas como uma liderança política, quando tinha seu nome constantemente cotado para disputar uma vaga na Câmara de João Pessoa, por conta da sua forte penetração no bairro de Mangabeira.
Com todo esse histórico favorável, Adauto teve sua permanência confirmada pelo governador no novo quadro de auxiliares do Estado e deve consolidar ainda mais seu nome para um voo mais alto em 2024 ou 2026.