Em entrevista à rádio Correio na tarde desta sexta-feira (10), o senador Efraim Filho defendeu a federação entre o União Brasil e o PP. Segundo o parlamentar, a união é tida como benéfica.
“Ela é bem vinda, tenho bons olhos, é um movimento político estratégico e inteligente. A federação nos dará a maior bancada da Câmara e do Senado”, disse.
Efraim ainda pontuou que os cenários locais encontram dificuldades, mas que é um problema contornável com o diálogo. “Falta um consenso, mas esse é um tema que ainda não discuti com os deputados federais. Eu tenho convicção que primeiro temos que fazer isso a nível nacional e depois a gente conversa Paraíba”, destacou.
De acordo com matéria publicada pela imprensa nacional, na Paraíba, Efraim seria o presidente da federação. Isso porque, o critério que foi definido para resolver as travas regionais envolve entregar o diretório estadual para o grupo político mais influente localmente.
Nos estados em que o governador for filiado a um dos dois partidos, o grupo aliado ao chefe do Executivo estadual deve ter precedência na definição do presidente do diretório.
Nas regiões em que a federação não tiver governador, a precedência será definida pela quantidade de senadores. Na Paraíba, apenas o União Brasil conseguiu eleger senador.