Foram poucos os dias de paz no diretório estadual do Partido do Trabalhores (PT) na Paraíba. Após marchar dividido durante o primeiro turno das eleições para o governo do Estado no ano passado, os filiados da legenda já começaram um novo embate interno visando o pleito de 2024 em João Pessoa.
De um lado, o grupo do deputado estadual Luciano Cartaxo, defende que o partido lance candidatura própria à prefeitura da Capital. A tese também foi defendida por outros nomes da legenda, a exemplo da deputada Cida Ramos e do vereador Marcos Henriques, durante reunião do diretório da legenda em João Pessoa na última sexta-feira (10).
Do outro lado, o presidente estadual da legenda, Jackson Macêdo, avaliou a decisão como “absurda”. Para o dirigente partidário, “antecipar o debate sobre 2024 é um erro grosseiro da direção municipal”, já que a executiva presidida por Antônio Barbosa tem validade até o segundo semestre deste ano.
Jackson afirmou que o assunto ainda não está em pauta no diretório estadual. Para este ano, a prioridade é ampliar o número de filiados para disputas majoritárias e proporcionais no próximo ano.
Durante entrevista à uma emissora de rádio nesta segunda-feira (13), Cartaxo rebateu as críticas de Macêdo. Segundo ele, o diretório municipal tem vida própria e tem direito a se manifestar.
“Por isso vamos ficar amordaçado, mudo, sem emitir opinião? Não, o diretório tem vida própria e precisa participar desse processo de discussão sobre cenários na Paraíba, no Brasil e nas questões específicas de João Pessoa. Só porque o diretório vai ser renovado o diretório no final do ano, vai ter que todo mundo ficar calado, pianinho, sobre a conjuntura política de João Pessoa?”, questionou.
Ao que parece, esse embate interno está apenas começando e muito água ainda deve rolar até as eleições de 2024.