O senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), disse nesta quarta-feira que o partido comandado por ele encerrou a discussão para formar uma federação com União Brasil. A decisão foi anunciada nas redes sociais. As duas legendas tentaram selar um acordo, mas a negociações foram paralisadas após disputas pelo comando da federação nos estados e também em âmbito nacional.
“No que diz respeito ao Progressistas, encerramos as discussões para formação de federação junto com o partido União Brasil”, disse Ciro em uma publicação no Twitter.
A articulação para formar a federação estava sendo feita por Nogueira, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o vice-presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento. No entanto, o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, era contra o acordo com o PP pois ele perderia poder de influência sobre o partido.
Haviam disputas de comando entre as duas legendas em estados como Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Pernambuco. Na Paraíba, a federação seria comandada pelo senador Efraim Filho, do União Brasil, de acordo com o critério imposto entre as duas legendas.