A prefeita de Conde, Karla Pimentel (SD), parecia caminhar para uma reeleição tranquila nas eleições de 2024. Entretanto, uma sequência de polêmicas envolvendo a gestora, fizeram com que sua gestão sofresse um desgate capaz de acordar a oposição no Conde.
Primeiro, Karla sancionou um projeto de lei que previa a doação, leilão ou sacrifício de animais abandonados no município. A lei gerou uma enorme repercussão no estado e acabou sendo suspensa pela gestora logo em seguida, mas o estrago já havia sido feito.
Na última semana, Karla vem sendo acusada de ter custeado uma viagem à Argentina com verba da prefeitura. Além disso, a prefeita e uma de suas auxiliares estão sendo questionadas porque receberam juntas o total de R$ 8 mil em diárias.
A assessoria da prefeita alega que ela foi convidada por um representante do governo da Paraíba para participar de uma reunião com o governo da Argentina e empresários do setor do Turismo com objetivo de divulgar o ‘destino Conde’.
Mas o encontro não aconteceu e a viagem teve que ser interrompida no dia 28 de fevereiro devido à crise com a sanção da Lei que permitiria o sacrifício de animais no município.
Ainda conforme a assessoria, a prefeita e sua auxiliar solicitaram o estorno das diárias no dia 1º de março, tão logo retornaram às atividades. A secretaria da Fazenda informou que devido à transferência ter sido feita dia 23 não se podia mais ter o estorno. A solução seria encaminhar para o departamento de pessoal para o desconto no contracheque do mês de março.
Com todo o desgaste ocasionado pelas recentes polêmicas, a oposição em Conde começou a se articular nos bastidores. O ex-prefeito Aluísio Regis, ex-aliado de Karla, já se lançou pré-candidato a prefeito do município. O ex-gestor vem costurando uma aliança com a também ex-prefeita Tatiana Corrêa e outras lideranças de oposição no município.
Além de Aluísio, outros nomes a exemplo do ex-candidato a prefeito Olavo Macarrão, e a vereadora Munique Marinho também têm se colocado como pretensos candidatos a prefeitura do município.
Conforme apuração do Política da Paraíba, a ex-prefeita Márcia Lucena não disputará o próximo pleito, mas deve apoiar alguma candidatura de oposição.
Weslley Lino