O presidente Lula (PT) desembarcou por volta das 10h desta quarta-feira (22) no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, onde foi recebido pelo governador João Azevêdo (PSB) e outros parlamentares para cumprir agenda na cidade de Santa Luzia, Sertão Paraibano.
Entre os personagens presentes, algumas surpresas. Além do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD), aliado do ex-presidente Bolsonaro (PL), a presença do deputado federal Murilo Galdino (Republicanos), também despertou especulações nos bastidores.
Isso porque, Murilo foi o único dos três deputados federais do Republicanos na Paraíba a participar da agenda. A legenda havia anunciado postura independente em relação ao governo Lula. Em entrevista recente à imprensa, o presidente nacional da sigla, deputado Marcos Pereira (SP), disse que “não há nada que possa atrair o partido para a base de Lula”.
Entretanto, a distribuição dos cargos do Governo Federal na Paraíba, teria sido um dos motivos da aproximação de Galdino com o governo petista. O deputado está em seu primeiro mandato na Câmara Federal e busca emplacar aliados em estatais.
O presidente estadual do Republicanos, Hugo Motta, teve suas indicações no governo mantidas por Lula e deve ter seus espaços ampliados nos próximos meses. A esposa do parlamentar, Luana Motta, ocupa uma cargo de assessoria na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).