Apesar de se declarar independente em relação ao Palácio do Planalto na Câmara Federal, o Republicanos tem pleiteado indicações de cargos no governo Lula. Segundo o jornal “O Globo”, um dos articuladores da negociação é o deputado Hugo Motta, líder do Republicanos na Câmara.
O paraibano estaria tentando indicar um afilhado político para o comando da superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) na Paraíba. O cargo nem existe, ainda será criado pelo governo. A mulher do parlamentar, Luana Medeiros Motta, ocupa atualmente um cargo de assessoria na Codevasf.
“Não há condicionamento nem troca de espaço por apoio, mas, quando o governo valoriza um parlamentar, isso vem”, havia dito Motta em recente entrevista à imprensa.
No estado vizinho, Pernambuco, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) deve emplacar um aliado na superintendência da Codevasf. O parlamentar é apoiador de Lula desde o primeiro turno, apesar de seu partido ter integrado a coligação de Bolsonaro.
Além de postos de segundo e terceiro escalões no governo, o partido também negocia o apoio do Planalto a um projeto que amplia a isenção de impostos para igrejas.