O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (9) para tornar réus mais 250 denunciados por participação em atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília. Entre eles estaria o nome da ex-primeira-dama e ex-candidata à deputada Pâmela Bório (PL).
A participação de Pâmela tomou proporções nacionais, ao ser relatada em programas como o Fantástico, da TV Globo, e também em canais como CNN Brasil e Globo News.
A bolsonarista se registrou durante os atos de 8 de janeiro e publicou sua participação em suas redes sociais. Pâmela levou seu filho com o ex-governador Ricardo Coutinho, Henri, para a capital federal durante os atos, o que gerou grande polêmica.
Mais réus
O plenário da Corte começou, nos primeiros minutos desta terça, o julgamento do quarto conjunto de denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República contra acusados de envolvimento nos atos antidemocráticos.
A análise dos casos ocorre no plenário virtual do tribunal, formato de deliberação em que os ministros depositam seus votos em uma página do STF na internet, sem a necessidade de uma sessão presencial ou por videoconferência. A deliberação termina no dia 15 de maio.
Os ministros avaliam caso a caso, ou seja, a situação dos acusados é analisada de forma individual. Se as denúncias forem recebidas, os acusados passam a responder a uma ação penal na Corte, em que poderão apresentar defesas e provas no curso do processo.