O senador paraibano Veneziano Vital (MDB) vai ser o relator da sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula (PT) a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação de Vené foi feita nesta segunda-feira (12) pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil).
Segundo o jornal Estadão, a escolha de Alcolumbre pelo nome de Veneziano para a relatoria da sabatina no colegiado busca proteger o indicado de Lula.
Pessoas próximas a Alcolumbre consideram que pesou a favor de Veneziano o fato de ele ser vice-presidente do Senado e, em função disso, ter o respeito dos pares e bom trânsito entre eles. O senador também deve auxiliar Zanin a conter os parlamentares em caso de enfrentamento mais forte por parte de oposicionistas.
Alcolumbre nem sempre trabalhou pela aprovação do nome de Zanin. Após conversar com o presidente Lula, no final do mês passado, entretanto, o clima mudou. Agora, o presidente da CCJ prometeu se empenhar para o processo ser concluído ainda neste mês.
Zanin atuou na defesa do presidente Lula (PT) nos processos da Operação Lava Jato e foi indicado pelo petista para Supremo Corte. A sabatina de Zanin está marcada para o dia 21 de junho.