O senador Efraim Filho (União) emplacou um novo aliado em um importante do governo federal. Trata-se de Irlen Guimarães Filho. Ele será o novo superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na Paraíba.
O órgão, que até pouco tempo atuava no estado na forma de Escritório de Apoio Técnico, transformou-se recentemente em superintendência, a 13ª Superintendência Regional da Codevasf. Quem atuava como superintendente interino era Paulo Vasconcelos Filho.
Como revelado pela imprensa nacional nas últimas semanas, a ampliação de escritórios de apoio técnico em superintendências na Codevasf pelo governo Lula (PT) seria uma medida para ‘abrigar’ aliados políticos que ainda não tiveram suas indicações nomeadas no Governo Federal, além de barganhar por novas alianças.
Conforme apurou o Política da Paraíba, o órgão é presidido a nível nacional pelo engenheiro Marcelo Andrade Moreira Pinto, apadrinhado pelo líder do União na Câmara, Elmar Nascimento (BA).
A Codevasf foi criada em 1974 para apoiar a irrigação no Vale do São Francisco, mas sua área de atuação foi ampliada repetidas vezes, indo hoje do Amapá a Minas Gerais. Responsável por realizar obras, fornecer tratores e caixas-d’água em regiões assoladas pela seca, tornou-se alvo de políticos ávidos por seus recursos fartos e pelo potencial eleitoral que propicia. Em 2021, o valor destinado à Codevasf via emendas do relator chegou a R$ 1,3 bilhão, ou 40% de sua verba.