O senador e presidente do União Brasil na Paraíba, Efraim Filho, e o ex-candidato a governador do estado, Nilvan Ferreira (PL), se reuniram para uma conversa na manhã desta quinta-feira (20), na sede do União, na capital paraibana.
Conforme apurou o Política da Paraíba, a pauta da reunião foi o pleito de 2024 em João Pessoa. Efraim deixou as portas do partido abertas para uma possível candidatura de Nilvan à prefeitura de João Pessoa. O comunicador enfrenta problemas com o presidente do PL, o deputado federal Wellington Roberto, que inclusive já lançou o nome do ex-ministro Marcelo Queiroga como pré-candidato na Capital.
O encontro entre ambos deve gerar alguns desdobramentos importantes na política paraibana. Isso porque, em João Pessoa, Nilvan é o principal desafeto do atual prefeito Cícero Lucena (PP). Fato que deve afastar o União Brasil do gestor pessoense.
O aceno de Efraim a Nilvan também estaria apontando para o desfecho da sucessão do prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo (UB). O encontro teria sido uma clara sinalização de que George Morais, irmão de Efraim, não deve ser o escolhido por Vitor. Isso porque, caso George fosse o escolhido, Efraim, inevitavelmente, apoiaria a reeleição de Cícero e, em troca, receberia a reciprocidade do deputado federal Mersinho Lucena (PP), peça importante no tabuleiro político de Cabedelo.
Segundo informações recebidas pelo site, o escolhido pelo prefeito da cidade portuária para sua sucessão será o presidente da Câmara, vereador André Coutinho, que vem sendo uma espécie de “sócio” de Vitor Hugo em alguns empreendimentos no município.
Em 2022, Efraim não recebeu o apoio a sua candidatura ao Senado de nenhum dos pretensos candidatos à prefeitura de João Pessoa, o que deixa o senador livre para construir novas alianças.
Ainda segundo informações recebidas pelo Política da Paraíba, Efraim estaria em busca de formalizar uma aliança com musculatura em João Pessoa, para começar a visibilizar sua provável candidatura ao governo da Paraíba no pleito de 2026.
Reação bolsonarista
Nilvan revelou à imprensa que os deputados Walber Virgolino e Cabo Gilberto, ambos do PL, já haviam sido avisados e deram o aval para que ele se reunisse com Efraim na manhã de hoje. Ambos foram “rifados” por Wellington Roberto e já começaram a buscar um novo partido para disputar a prefeitura da Capital.
No final do ano, o “triunvirato” deve lançar uma pesquisa para saber qual dos três nomes está melhor avaliado em João Pessoa.