Durante a reunião realizada na ESPEP, nesta terça-feira (02) de agosto, a Superintendente Ivanilda Matias, juntamente com Thamires Nunes, coordenadora do NUSET, Antônio Junior, assessor técnico e Ivanira Pontes, coordenadora do EAD da ESPEP, receberam Thiago Paiva, Subgerente e Pedro Henrique, Técnico Administrativo, ambos da SGFOR – Subgerência de Desenvolvimento e Formação de Profissionais – para discutir a capacitação dos servidores da educação do estado, com foco na inovação e tecnologia no processo formativo.
Em diálogo e avaliação, as instituições concordaram em incorporar abordagens inovadoras e o uso estratégico da tecnologia para aprimorar a qualidade e a efetividade dos programas de capacitação. Dessa forma, será possível atender demandas do cenário educacional em constante transformação, preparando os servidores para enfrentar os desafios do século XXI.
Thiago Paiva, relatou que “uma das propostas é a criação de cursos online e de conteúdos interativos, permitindo que os servidores tenham acesso a informações atualizadas e relevantes de forma ágil e viável. Além disso, serão implementadas plataformas de aprendizagem virtual, que possibilitarão o acompanhamento do progresso dos servidores, bem como a interação e troca de conhecimentos entre os participantes – concluiu o subgerente SGFOR.
A Superintendente Ivanilda enfatizou a relevância de explorar ferramentas tecnológicas como aliadas no processo de capacitação, considerando a realidade digital em que vivemos. Ela reforçou que o uso estratégico da tecnologia permitirá um aprendizado mais dinâmico, enriquecedor e acessível para todos os envolvidos.
Por fim, ficou estabelecido que os programas de capacitação serão avaliados periodicamente, permitindo ajustes conforme necessário para garantir sua eficácia e alinhamento conforme as necessidades e as mudanças decorrentes na comunidade educacional do estado.
Com esse enfoque inovador e tecnológico, a parceria entre a SGFOR e a ESPEP visa preparar os servidores da educação para enfrentar os desafios contemporâneos, promovendo uma educação mais inclusiva, dinâmica e conectada com as demandas da sociedade atual.