A senadora Daniella Ribeiro (PSD) publicou uma nota de repúdio, nesta terça-feira (13), a respeito de ataques realizados pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) em um programa de TV da Paraíba.
Veneziano afirmou que Daniella usava os corredores do Senado como “passarela para desfilar”. A senadora acusou o parlamentar de cometer o crime de violência política de gênero.
“Diante do ocorrido, Daniella lamenta a violência política de gênero sofrida e afirma que essa atitude não a intimidará, mas reconhece que são atitudes como essas que dificultam a entrada das mulheres na política e em outras áreas majoritariamente masculina. Por fim, Daniella espera que, não apenas ela, mas que nenhuma outra mulher venha a sofrer tamanho violência”, diz trecho da nota.
Na entrevista, o vice-presidente do Senado afirmou, ainda, que Daniella tem “incontidos rasgos de outros sentimentos”. Segundo a senadora, essa foi uma “clara tentativa de desqualificar o seu trabalho, a sua história e o espaço conquistado com muito trabalho pela Paraíba”.
Em resposta através de nota uma pública, nesta terça-feira (13), Veneziano negou ter proferido palavras machistas contra a senadora.
Ao se defender das acusações de machismo, Veneziano devolveu as críticas à senadora. Segundo ele, a parlamentar teve uma postura “raivosa” contra a sua pessoa. Além de ter sido “grosseira, deselegante e desrespeitosa”.
A acusação de violência política de gênero veio após Veneziano dizer em uma entrevista a uma TV local que Daniella utilizava os corredores do Senado como uma “passarela para desfilar”. Para a senadora, a frase descredibiliza o seu trabalho enquanto mulher, e trata-se de uma fala machista.
No entanto, o senador afirma que, na verdade, Daniella o teria provocado em uma entrevista à Rádio Arapuan FM, nessa segunda-feira (11). “De forma absolutamente injustificável, proferiu provocações, agressões e acusações à pessoa de Veneziano, que de forma educada – como lhe é peculiar – preferiu não entrar no ar para responder, em atenção ao povo paraibano, que merece e exige de seus representantes trabalho e dedicação à Paraíba, não esse tipo de postura, deseducada, deselegante e grosseira”, diz nota.
O senador completou afirmando que a “postura raivosa” de Daniella, seria por “não apresentar um trabalho sério e qualificado aos paraibanos”.
O parlamentar justificou, ainda, que a sua fala veio após ser perguntado sobre a forma que Daniella havia falado anteriormente. “O Senador Veneziano reitera que, em nenhum momento, fez menções agressivas ou desrespeitosas à senadora”.