A pesquisa apresentada pela direção nacional do PT nesta terça-feira (26), com os números da corrida eleitoral em João Pessoa, evidenciou a rejeição dos pré-candidatos postos pela sigla petista.
De acordo com os números, na modalidade espontânea, os deputados estaduais, Luciano Cartaxo e Cida Ramos, ambos do PT, só aparecem com 2% das intenções de voto. A ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena foi citada por 1%. Já a ex-deputada Estela Bezerra não conseguiu atingir nem sequer 1%.
Os números praticamente liquidam as chances de Cartaxo. Ex-prefeito de João Pessoa por oito anos, o petista enfrenta um rejeição gigantesca.
Segundo informações de bastidores, Cartaxo chegou a contestou os dados, junto a direção nacional do PT, argumentando que tinha pesquisas nas quais ele aparecia em melhores condições. Não adiantou. Os números foram apresentados, inclusive mostrando que a culpa pelo baixo desempenho de Cartaxo na consulta não se dá por falta de padrinho nacional. O governo Lula tem 57% de aprovação, de ótimo e bom na consulta.
A pesquisa foi encomendada para fundamentar a discussão sobre o lançamento ou não de um nome do partido para disputar a prefeitura da capital no ano que vem. Diante do cenário negativo, os dirigentes da sigla no estado podem abrir negociações com outros pré-candidatos na Capital. Uma aliança com o atual prefeito, Cícero Lucena (PP), também não está descartada.
Pesquisas internas trazem números sobre a corrida eleitoral em João Pessoa e Santa Rita; veja