A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizou na tarde desta segunda-feira (2), uma sessão especial em alusão ao Outubro Rosa. Proposta pela deputada Dra Jane Panta (PP), o momento reuniu profissionais da saúde, de setores da sociedade civil, além de deputadas e mulheres vítimas do câncer de mama.
Em seu discurso, Jane ressaltou a importância de todas as mulheres presentes na sessão. “Cada uma de vocês têm muita importância nesse ato que estamos realizando aqui. Cada uma de vocês saíra desse momento com mais uma opinião, mais uma palavra de apoio para dar a uma vizinha, uma familiar ou uma amiga que esteja passando por esse momento tão difícil que é o tratamento contra o câncer. Esse tipo de coisa que faz com que a gente não pense em desistir. Lutar sempre. Acreditar sempre”, pontuou a deputada.
Jane também ressaltou a importância do momento para esclarecimento de dúvidas sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
“Foi um momento em que pudemos tirar as dúvidas das mulheres paraibanas sobre a importância da prevenção e como conseguir seu exame. Para as mulheres que já estão em tratamento contra o câncer de mama e estão com dificuldade de conseguir sua mediação, nós tivemos hoje aqui orientação jurídica, orientação médica, orientação psicológica. Hoje foi o dia de orientarmos essas mulheres para que elas possam continuar ainda mais fortes na luta contra essa doença”, destacou.
Durante a sessão também foi lançada a campanha de mobilização Outubro Rosa, da Assembleia Legislativa da Paraíba, com o intuito de chamar a atenção da população e alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama
Participaram da sessão as deputadas Chica Mota e Danielle do Vale, de forma presencial, além das deputadas Camilla Toscano, Cida Ramos, Dra. Paula e Silvia Benjamim, que compareceram de forma virtual.
Também estiveram presentes, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, além de representantes do Hospital Napoleão Laureano, de João Pessoa, profissionais da saúde do estado, dos municípios paraibanos, médicas e especialistas.