A deputada estadual Dra. Jane Panta (PP), apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Paraíba que dispõe sobre a obrigatoriedade da exibição de vídeos educativos, para fins de acesso à informação, conscientização, prevenção e combate a violência contra a mulher, na abertura das sessões de cinemas, no âmbito do estado da Paraíba.
De acordo com o projeto, a projeção dos vídeos educativos deve ser feita em telas capazes de permitir a visualização de seu conteúdo por todo o público do local, contendo os seguintes conteúdos:
I – Direitos das mulheres instituídos por meio de Leis Federais e do Estado da Paraíba; II – Existência da Central de Atendimento à Mulher, através do telefone Disque 180; e
III – Formas de violência contra a mulher, visando à identificação da violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
“Salas de cinema são espaços públicos muito frequentados, em especial pela população mais jovem. Reservar momento para a exibição de vídeo educativo sobre a importância da prevenção contra a violência contra as mulheres será uma medida de conscientização extremamente eficaz, com impacto muito positivo na atual e nas próximas gerações”, destacou.
“Tornar obrigatória a exibição de vídeo educativo será mais uma maneira de promover o desenvolvimento cultural de nossa sociedade, garantindo mais informação e educação nas relações, e assim, a minimização de casos de abusos e violência contra as mulheres. Assim, conto com a ajuda dos nobres pares para a aprovação do presente Projeto de Lei para que seja projetado vídeo educativo nas salas de cinema antes do início da sessão, a respeito dos direitos e canais de apoio para as mulheres vítimas de violência, visando a diminuição deste mal que nos assola”, finalizou.