A atual gestão de São Bento está sendo investigada pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, por causa de inconformidades detectadas na contratação de pessoal por excepcional interesse público, no exercício de 2023. Após análise da auditoria, o órgão fiscalizador determinou a notificação do prefeito Jarques Lúcio para a apresentação de esclarecimentos.
No município, o aumento da contratação de pessoal sem critério que justifique o aumento desordenado, vem chamando atenção e levou vereadores a formularem uma denúncia sobre a possibilidade de irregularidades no processo.
A contratação por excepcional interesse público sem a devida obediência aos requisitos legais, enseja a responsabilização do agente público por ato de improbidade administrativa e geralmente está relacionada à formação de cabide de empregos para apadrinhados políticos.
Com a realização da auditoria na Prefeitura, foram evidenciadas inconformidades referentes à criação de cargos públicos, definição de número de vagas dos cargos e suas respectivas atribuições e pedido esclarecimentos ao atual prefeito Jarques Lúcio.