Uma operação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MPPB), com a Polícia Federal e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deflagrou na manhã desta segunda-feira (18) a operação Fake Loan para combater a contratação de empréstimos fraudulentos. Os alvos da operação foram a Prefeitura de Curral de Cima e o prefeito Totó Ribeiro.
Segundo o MPPB, há indícios de que os empréstimos, em sua maioria, eram destinados aos próprios agentes públicos investigados. Até o momento, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.
O Política da Paraíba publicou no mês passado uma reportagem produzida pelo site Paraíba Já, que apontou como operaria o possível esquema: manipulação de contracheques dos servidores, com a adição de valores fictícios para aumentar artificialmente a margem consignável, além da concessão de gratificações em valores compatíveis às parcelas dos empréstimos, que, ao final, eram custeadas pela própria Prefeitura.
De acordo com informações preliminares, os investigados são além do prefeito Arnaldo Ribeiro Sobrinho, conhecido por Totó Ribeiro, a secretária de Finanças e primeira-dama Maria da Conceição Aguiar, conhecida como Tequinha, e o secretário de Controle Interno, Paulo Queiroz. Tequinha é esposa de Totó, portanto dividem o mesmo endereço.
Modus operandi
Manipulação de contracheques: valores fictícios eram inseridos para aumentar artificialmente a margem consignável dos servidores.
Concessão de gratificações: valores compatíveis com as parcelas dos empréstimos eram custeados pela própria Prefeitura.
Fase inicial da operação
Três mandados de busca e apreensão: cumpridos em endereços relacionados a dois investigados e na Prefeitura Municipal de Curral de Cima.
Locais: Gabinete do Prefeito, Secretaria de Controle Interno, Secretaria de Administração e Secretaria de Finanças.
A ação contou com uma atuação conjunta de 20 integrantes do Ministério Público da Paraíba (CCRIMP e do Gaeco-PB), juntos a 20 policiais militares e 4 auditores de Controle Externo do TCE/PB, totalizando 44 agentes públicos.
Politíca da Paraíba com informações do ParaíbaJá.