Os bastidores da política no município Caaporã, litoral sul paraibano, vivem dias movimentados. Isso porque, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou uma lista devastadora de gestores que tiveram suas contas reprovadas. Na lista, figuram dois nomes importantes no cenário local: o atual prefeito Kiko Monteiro (PSB) e o presidente da Câmara e pré-candidato a prefeito Wilton Alencar (PSB).
Kiko Monteiro, apesar de ter atuado junto à Câmara de Caaporã para rejeitar o parecer do TCE por meio do Decreto Legislativo 001/2023, ainda enfrenta duas anotações contra ele.
Wilton Alencar enfrenta uma situação ainda mais complexa. As contas do Instituto de Previdência dos Servidores de Caaporã (IPSEC), referentes ao exercício de 2018, foram julgadas irregulares pelo TCE, resultando em uma multa de R$ 2.000,00. O relatório da auditoria apontou diversas irregularidades, incluindo a falta de registro adequado das contas de investimento e atrasos no pagamento de benefícios previdenciários.
No mesmo relatório do TCE-PB, o prefeito de Caaporã, Kiko Monteiro, também foi notificado por várias irregularidades financeiras. Entre elas, o repasse de aporte financeiro insuficiente para cobrir o déficit financeiro do regime próprio, decorrente do pagamento de benefícios previdenciários, contrariando o disposto no artigo 2º, § 1º da Lei nº 9.717/1998; a ausência de implementação do plano de amortização de déficit atuarial sugerido na avaliação atuarial; a falta de pagamento dos termos de parcelamentos celebrados com o Instituto; e o não recolhimento das obrigações patronais ao Instituto, que está sendo tratada na Prestação de Contas Anual (PCA) do município.
O impacto gerado com a divulgação da lista pelo TCE, tem favorecido os nomes da oposição do município.
O ex-vereador Chico Nazário é o nome que tem crescido na oposição. O ex-gestor conta com o apoio do senador Efraim Filho (UB), do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) e dos deputados George Morais (UB) e Eduardo Carneiro (Solidariedade). Além disso, Nazário estaria em diálogo avançado com a atual vice-prefeita Didi Caaporã, que rompeu recentemente com Kiko e se lançou pré-candidata a prefeita.