O governador da Paraíba João Azevêdo (PSB) é o quinto governador mais bem avaliado do Brasil, conforme a segunda edição do Ranking dos Melhores Governadores do Instituto Atlas Intel. O Instituto aponta que os gestores estaduais com as melhores avaliações no Ranking conseguiram aliar eficiência administrativa com o atendimento das demandas populares. Os estados do Piauí e Ceará também tiveram seus governadores entre os dez primeiros do país.
De acordo com o ranking, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é o líder em aprovação popular, com 75%; seguido de Rafael Fonteles, governador do Piauí, com 68% de aprovação; Mauro Mendes, governador do Mato Grosso, no terceiro lugar, com 64% de aprovação; e Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, com 60% de aprovação, ocupando o quarto lugar. João Azevêdo, da Paraíba, aparece em 5º como mais bem avaliado do país e o 2º do Nordeste, com uma aprovação de 59% de sua gestão.
No caso de Rafael Fonteles, o piauiense avançou dez posições no ranking em relação ao ano passado para chegar na 2ª posição. Já João Azevêdo tem se destacado em nível nacional pela eficiência fiscal e financeira, com reconhecimento pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e pela S&P Global Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, que elevou o rating do estado de brAA+ para brAAA.
A gestão do governador João Azevêdo também destravou o Polo Turístico Cabo Branco, impulsionando a economia do estado a partir da construção de resorts e tem atraído a implantação de grandes empreendimentos, resultado da segurança jurídica garantida aos investidores, proporcionando a geração de emprego e renda a partir da sua implantação.
Outro governador do Nordeste que aparece entre os 10 mais bem avaliados é Elmano de Freitas (PT-CE), com 56% de aprovação.
Top 10 de Governadores mais bem avaliados
Ronaldo Caiado (GO) 75%
Rafael Fontele (PI) 68%
Mauro Mendes (MT) 64%
Jorginho Mello (SC) 60%
João Azevêdo (PB) 59%
Helder Barbalho (PA) 58%
Wanderlei Barbosa (TO) 57%
Elmano de Freitas (CE) 56%
Ratinho Jr (PR) 56%
Tarcísio de Freitas (SP) 53%
Os piores na pesquisa
Na outra ponta, o governador mais mal avaliado hoje é o amazonense Wilson Lima, também do União Brasil, com 69% de desaprovação. Ele caiu 11 posições no Ranking em relação a 2023, para chegar à lanterna.
O segundo pior avaliado é Cláudio Castro, que governa o Rio de Janeiro pelo PL e é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. A terceira posição ficou com Raquel Lyra (PSDB), de Pernambuco, com 28%.