Valdemar da Costa Neto, presidente nacional do PL, disse nesta quarta-feira (4) que o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) é um parlamentar que tem “prestígio e credibilidade”. O nome do paraibano ganhou força, esta semana, na disputa pela Presidência da Câmara Federal, após o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, recuar da disputa e decidir apoiar o paraibano de forma aberta.
Costa Neto informou que o líder do PL na Câmara Federal, Altineu Cortês, deve se reunir com a bancada do partido, na próxima semana, para bater o martelo sobre eventual apoio ao nome do deputado paraibano. “Ele vai consultar a nossa bancada”, informou em entrevista à Rádio CBN Paraíba.
Hugo Motta também já recebeu sinalizações favoráveis do presidente Lula (PT), com quem se reuniu, e de parlamentares governistas. Segundo relatos feitos à CNN, antes de dar respaldo ao nome de Motta, Lula telefonou para a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
O presidente questionou a dirigente nacional se Motta teria o apoio da bancada federal da sigla. Na ligação, Lula recebeu sinalização de Gleisi de que a candidatura não enfrentaria nenhuma resistência.
O próprio líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), participou do processo de desistência do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (SP).
Em uma união improvável, os líderes do PT e do PL se reuniram em mais de uma oportunidade com Marcos Pereira para tentar chegar a um consenso.
Nem o PT nem o PL têm simpatia pela candidatura do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e deram sinalizações positivas sobre a candidatura de Motta.
A ideia é que Hugo Motta construa uma alternativa de consenso, que represente os interesses do Parlamento e que também não entre em “bolas divididas”, nem com o Palácio do Planalto nem com a oposição bolsonarista. Segundo a jornalista Ana Flor, do G1, ele também encontrou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para pedir apoio. Caso consiga confirmar o apoio do PL, após o elogio de Valdemar da Costa Neto, Hugo Motta dá mais um passo em direção ao comando da Câmara e pode entrar na linha sucessória da Presidência da República.
A expectativa, ainda, é que Hugo Mota receba o apoio do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Por outro lado, há uma indefinição sobre os movimentos de parlamentares que permanecem na disputa pela cadeira de presidente da Câmara, como Elmar Nascimento (União) e Antônio Brito (PSD).
Os deputados federais paraibanos Murilo Galdino (Republicanos), Mersinho Lucena (PP) e Leonardo Gadelha (Podemos) também já se manifestaram em defesa de Hugo Motta.