Aliny Povão (MDB), prefeita e candidata à reeleição em Cruz do Espírito Santo alcançou 72,1% das intenções de voto, na reta final da eleição para a prefeitura do município da região metropolitano de João Pessoa. Os números são da pesquisa estimulada realizada pela Opinião Pesquisas e divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Portal MaisPB.
O candidato da oposição, Jackson Peixoto (MDB), aparece com 16,4% da preferência do eleitorado. Na cidade, 4,6% dos eleitores estão entre votar branco, nulo ou em nenhum dos dois concorrentes, enquanto 6,9% se mantêm indecisos, a poucos dias do pleito.
Aliny tem 70% na pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea (quando o entrevistador faz a primeira pergunta do questionário e não cita os candidatos e o eleitor responde com o primeiro nome que vem à sua memória), Aliny Povão também lidera com folga.
Ela desponta com 70% das lembranças espontâneas frente a 11,8% de menções ao candidato do MDB, Jackson Peixoto.
Nesse cenário, 0,4% dos entrevistados citam o nome de Márcio de Mano. Já 3,2% dos eleitores optam por branco, nulo e nenhum e 14,6% se dizem indecisos ou não sabem.
Dados técnicos da pesquisa
Registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo PB-05804/2024, o levantamento foi realizado pela Opinião Pesquisas Sociais no último dia 25 de setembro com 280 eleitores do município de Cruz do Espírito Santo.
O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,9 pontos percentuais para mais ou
para menos.
As entrevistas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Antônio Mariz, Centro, Dr. João Úrsulo, Francisco Cunha, Júlia Paiva, Martelo, Paulo Buá e Rafael Fernandes. Na zona rural fora entrevistados eleitores das localidades de Campo de Semente e Mudas, Canudos, Cidade Viva, Cobé, Dona Helena, Engenho São Paulo, Entrocamento, Fazenda Espirito Santo, Jagrau, Jaques, João Raimundo, Massangana I, Massangana II, Massangana III, Munguengue, Patrocinio, Salão, Santa Helena, Santa Luzia, Santana II e Socorro.
Redação com informações do MaisPB.