A bancada de deputados federais do Podemos anunciou nesta quarta-feira (30) apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara.
A legenda é a segunda a formalizar apoio ao nome de Motta na disputa pelo comando da Casa.
A candidatura do líder do Republicanos foi oficializada na terça (29) e, no mesmo dia, recebeu apoio do atual presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e da bancada do PP.
Juntos, os partidos que, até o momento, formalizaram apoio a Hugo Motta reúnem 108 deputados — Podemos (14); PP (50); e Republicanos (44).
Presidente nacional do Podemos, a deputada Renata Abreu (SP) afirmou, em coletiva à imprensa, que a decisão foi tomada “por unanimidade” e que a sigla está “muito feliz” com a parceria. O deputado paraibano Romero Rodrigues (Podemos) é um dos entusiastas da campanha de Motta.
O escolhido de Arthur Lira despontou como favorito na disputa ao longo de setembro, após o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) abrir mão de sua candidatura.
Além de Motta, os deputados Antonio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA) também devem ser candidatos no pleito previsto para fevereiro do próximo ano.