A coordenação jurídica da Coligação ‘Unidos para Cuidar de Todos’, encabeçada pelo ex-candidato a prefeito de São Bento, Marcos Davi (PP), deu entrada em uma Ação de Investigação da Justiça Eleitoral – AIJE, contra o prefeito eleito de São Bento, Gerfeson Carnaúba (PSB), o vice, Francisco Marques, e o atual prefeito Jarques Lúcio.
De acordo com a denúncia, já protocolada na Justiça Eleitoral, a Coligação acusa Gerfeson de realizar uma série de condutas ilegais “a luz da legislação eleitoral”.
“Com o apoio político da atual gestão, ao longo do período eleitoral o candidato, em conluio com o então prefeito, realizou uma série de condutas ilegais a luz da legislação eleitoral, especialmente com uso da máquina pública em favor da eleição”, diz trecho da denúncia.
Entre as denúncias apresentadas, a Coligação cita o exponencial aumento de contratações diretas e indiretas – captação de apoio eleitoral; coação de funcionários contratados para que promovessem publicamente a candidatura do investigado; captação ilícita de sufrágio eleitoral – favorecimento financeiro de pretenso eleitor – compra de votos; distribuição de bebidas e alimentos em diversos eventos partidários; manipulação de eventos camuflados em favor da campanha ainda no ano de 2024 e pagos com recurso público; utilização de bens e servidores públicos em horário de expediente para a publicidade eleitoral; dentre outras denúncias.
A AIJE solicita a notificação dos investigados para que, no prazo de 05 (cinco) dias contados da notificação, ofereçam defesa. O pedido requer ainda que sejam cassados os registros de candidatura ou diplomas de Gerfeson Carnaúba e Francisco Marques.