Os novos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), vão se reunir na manhã desta segunda-feira (3) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O encontro, marcado para o Palácio do Planalto, servirá para que Lula apresente a agenda prioritária do governo aos recém-eleitos comandantes do Congresso.
Motta e Alcolumbre foram eleitos no sábado (1º) para comandar as casas do Congresso. Ambos receberam votações expressivas e tiveram o apoio do governo – mas também foram encampados pela oposição.
Nos discursos de posse, os parlamentares deram sinais ambíguos a respeito da futura relação com o Executivo.
Alcolumbre falou em adotar “um posicionamento corajoso perante o governo, o Judiciário, a mídia ou o mercado”. “Nem sempre agradaremos a todos”, emendou.
Motta, por sua vez, discursou com foco em um “Parlamento forte”, pregando estabilidade econômica e defendendo a importância das emendas parlamentares – tema que deve gerar disputas, mais uma vez, em 2025.
A reunião com Lula antecederá a abertura formal dos trabalhos do Congresso em 2025, na qual Hugo Motta e Davi Alcolumbre devem fazer novos discursos aos parlamentares – em que podem passar novos recados ao Executivo e ao Judiciário.
O presidente Lula não deve comparecer à cerimônia, prevista para a tarde desta segunda. Ele deve ser representado pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda).