O deputado estadual e ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, está de malas prontas para anunciar sua saída do PT, partido pelo qual foi eleito em 2022. A movimentação faz parte da estratégia com foco na reeleição nas eleições de 2026.
Fontes ligadas ao Política da Paraíba revelaram que Cartaxo chegou a abrir diálogo com o grupo que vem sendo articulado pelo também deputado estadual Gilbertinho Linhares. Essa nova frente política deve reunir ex-prefeitos e parlamentares com mandato, e tem ganhado atenção nos corredores da Assembleia Legislativa.
Mas, ao que tudo indica, o destino de Cartaxo poderá ser o Republicanos. No último domingo (4), ele esteve reunido com o presidente estadual do partido, o deputado federal Hugo Motta, na sede da legenda em João Pessoa. Segundo apurou o site, o encontro terminou com contornos positivos.
O Republicanos, por sua vez, segue em ofensiva para ampliar sua bancada na ALPB. A sigla, que atualmente conta com oito deputados estaduais, quer chegar ainda mais forte em 2026. Além de Cartaxo, outros nomes de peso estão no radar, como o deputado Felipe Leitão — que já recebeu sua carta de anuência do PSD — e o presidente da Câmara Municipal da capital, Dinho Dowsley.