O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), recebeu nesta quarta-feira (10) um aceno público do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que afirmou que o parlamentar seria “bem-vindo” ao Partido dos Trabalhadores.
“O PT, institucionalmente, tem interesse em conversar com Adriano, em função de algo muito maior, que é fazer com que o Brasil se livre da presença incômoda, xenofóbica e violenta da extrema-direita”, disse Ricardo, durante entrevista à rádio Correio 98 FM.
A declaração reforça as articulações para 2026. Galdino tem sinalizado interesse em disputar o Governo da Paraíba e, nos últimos dias, intensificou sua aproximação com o presidente Lula.
No entanto, nos bastidores, caso o Republicanos não apoie sua candidatura, Galdino também vem tendo seu nome ventilado em uma outra legenda. Trata-se do Partido Verde (PV), que integra a federação com PT e PCdoB. Ele é cotado, inclusive, para assumir o comando da legenda no estado, o que lhe daria autonomia para articular sua campanha.
A ida para o PV manteria Galdino na base de Lula e fortaleceria sua imagem como nome de confiança do Planalto na Paraíba. Além disso, o PV é reconhecido no meio político como um partido de trânsito leve entre diferentes correntes ideológicas, o que facilitaria futuras alianças tanto com setores da esquerda quanto do centro.