O prefeito de Pombal, Claudenildo Alencar (Republicanos), conhecido como Galego, rebateu nesta segunda-feira (28) o anúncio feito pelo senador Efraim Filho (União Brasil) sobre um suposto apoio de seu grupo político à pré-candidatura do parlamentar ao Governo da Paraíba em 2026.
Em entrevista ao programa Liberdade Notícias, da rádio Liberdade FM, Galego negou que tenha confirmado aliança com Efraim. “Sentar e conversar, às vezes numa brincadeira, não é selar apoio”, afirmou o gestor, colocando em dúvida a narrativa divulgada pelo senador nas redes sociais.
Na última sexta-feira (25), Efraim publicou em suas redes que teria recebido o apoio do prefeito Galego, do vice-prefeito Silvânio do Ó, do ex-prefeito Verissinho e de todo o grupo de vereadores de Pombal. A postagem foi feita um dia após o senador participar das comemorações dos 327 anos do município, onde posou para fotos ao lado de lideranças locais.

Na publicação, Efraim declarou: “Esse gesto renova a aliança que já foi um sucesso em 2022. Agora, seguimos juntos por um novo desafio: construir uma Paraíba mais justa, forte e que olhe para todos, principalmente para os que mais precisam”.
Apesar de reconhecer o apoio de Efraim com o envio de recursos para Pombal, Galego frisou que o grupo político local ainda não tomou qualquer decisão sobre o apoio nas eleições de 2026. Ele reforçou que a definição passará pelo consenso entre lideranças locais e, principalmente, pela orientação do deputado federal Hugo Motta (Republicanos).
“No nosso grupo, decidimos as coisas todos reunidos com os vereadores, Verissinho e, principalmente, com o deputado Hugo Motta”, ressaltou o prefeito. Ele ainda indicou que a palavra final depende da anuência do presidente da Câmara dos Deputados.
Nos bastidores, comenta-se que o grupo liderado por Hugo Motta articula a possível candidatura de Nabor Wanderley (Republicanos), atual prefeito de Patos, ao Senado, em uma chapa majoritária apoiada pelo governador João Azevêdo (PSB), o que poderia contrariar os planos de Efraim.