O clima político esquentou em Solânea, no Brejo paraibano, nesta sexta-feira (1º), após um movimento do prefeito Jucian Jad (União Brasil), que declarou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro como pré-candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2026.
Durante a passagem de Lucas pelo município, o prefeito não economizou nas palavras e declarou publicamente:
“Nosso futuro governador” — afirmou Jucian, sendo aplaudido pelos presentes.
A fala causou burburinho, especialmente porque Jucian é filiado ao União Brasil, partido que tem o senador Efraim Filho como nome já colocado na disputa pelo Palácio da Redenção em 2026.
A resposta veio rápido. Poucas horas depois, o ex-prefeito Kayser Rocha, que é considerado o principal articulador da eleição de Jucian em 2024 e seu padrinho político, foi às redes sociais reafirmar apoio incondicional a Efraim Filho. O gesto foi visto nos bastidores como um claro sinal de distanciamento entre ‘cria’ e ‘criador’. Veja;
Kayser foi um dos principais cabos eleitorais de Efraim no Brejo em 2022, quando o então deputado federal foi eleito senador. O apoio de Kayser à reeleição de Efraim ao Senado na época contou com o envolvimento do grupo político que também elegeu Jucian.
Com o gesto de hoje, o grupo político de Solânea dá sinais de fragmentação, o que pode alterar o cenário eleitoral local nas eleições do próximo ano.
A cena em Solânea é um reflexo do que pode acontecer em outros municípios: a disputa por palanques fortes no interior vai redesenhar o mapa político da Paraíba nos próximos meses.
2026 vai pegar fogo!