A tradicional TV Tambaú (canal 5), afiliada do SBT em João Pessoa, foi oficialmente vendida para o Grupo Thathi, poderoso conglomerado de mídia com sede em Ribeirão Preto (SP).
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (1º) pelo empresário bilionário Chaim Zaher, durante a inauguração de novos estúdios do grupo paulista. Com a assinatura já concluída, o empresário confirmou que o grupo vai assumir o SBT de João Pessoa assim que o negócio for aprovado pelos órgãos reguladores.
“Já assinamos. Depois que assinou, não tem como voltar atrás”, cravou Zaher, em declaração direta.
O novo dono da TV Tambaú é Chaim Zaher, um dos nomes mais influentes do setor educacional e, agora, da radiodifusão nacional. Natural do Líbano e radicado no Brasil, Zaher é CEO do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro) e dono de uma fortuna estimada em R$ 3,5 bilhões, segundo a Forbes.
Além de comandar marcas conhecidas como Maple Bear, Pueri Domus, AZ e Conexia, Chaim Zaher vem ampliando seus investimentos em TVs e rádios por todo o país. O Grupo Thathi já controla emissoras no interior de SP e Sul de Minas e é dono da rede Nova Brasil FM.
Com a saída do Grupo Marquise, do Ceará, que comandava a TV Tambaú há mais de duas décadas, a afiliada do SBT passa a integrar o projeto de expansão nacional do Grupo Thathi. A proposta do novo grupo é clara: valorização do conteúdo local, regionalização com qualidade e presença multiplataforma.
A operação ainda precisa do aval final do CADES (Conselho Administrativo de Defesa Econômica e Social), mas, segundo Zaher, a assinatura do contrato já é definitiva.
A revelação da compra aconteceu durante um evento que reuniu figuras influentes da política e da TV: o diretor de rede do SBT, Daniel Abravanel (sobrinho de Silvio Santos), o ministro das comunicações Frederico Siqueira Filho, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), o prefeito de Araçatuba Lucas Zanatta (PL) e o ex-ministro Gilberto Kassab (PSD) estavam presentes.