O senador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Efraim Filho (União Brasil), subiu o tom nesta sexta-feira (15) e defendeu que a federação União Brasil–Progressistas assuma oficialmente posição de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em entrevista ao programa CBN João Pessoa, da Rádio CBN Paraíba, o parlamentar afirmou que a linha de enfrentamento ao governo federal já é debatida nacionalmente e segue o posicionamento do presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, que rechaçou a ideia de palanques estaduais para Lula.
“É um pleito nacional da federação”, destacou Efraim, lembrando que o projeto político do grupo mira 2026, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve tentar voltar ao Palácio do Planalto, possivelmente com Ciro Nogueira como vice.
Disputa com Aguinaldo Ribeiro
A fala de Efraim ocorre em meio à disputa interna pelo comando da federação na Paraíba. O senador enfrenta o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), que atualmente integra a base de apoio a Lula no Congresso.
Efraim, no entanto, acredita que sua sintonia com o projeto nacional dará vantagem:
“Tenho paciência, habilidade e estratégia. Acredito que ficaremos no comando da federação pelo alinhamento com o projeto nacional”, avaliou.
Agenda com Michelle Bolsonaro
Um dia antes da entrevista, Efraim esteve em Brasília ao lado do presidente estadual do PL, Marcelo Queiroga, e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, em encontro na sede nacional do partido.
Foi a primeira agenda oficial conjunta desde o anúncio da aliança entre os dois grupos em João Pessoa, no mês passado. O movimento é mais um passo na construção de um palanque conservador na Paraíba, mirando diretamente o eleitorado bolsonarista para 2026.