A Justiça Eleitoral da Paraíba marcou para a próxima quinta-feira, 28 de agosto, às 9h, a audiência da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apura possíveis abusos de poder político e econômico praticados pelo prefeito de Santa Rita, Jackson Alvino (Progressistas).
A ação foi apresentada pelo candidato de oposição nas eleições de 2024, Nilvan Ferreira (Republicanos), e também envolve o vice-prefeito Ednaldo Pereira e o ex-prefeito Emerson Panta.
De acordo com a denúncia, o suposto abuso teria ocorrido por meio de contratações de pessoas físicas sem concurso público ou processo seletivo, sob a justificativa de “excepcional interesse público”. Além disso, são citados excessos de pagamentos por CPF durante o período eleitoral, aumento de despesas com auxílios financeiros, e ainda gastos irregulares com comunicação institucional, em volume acima do permitido por lei.
Os documentos utilizados na ação foram retirados do Sagres Online, sistema de acompanhamento do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).
Caso a Justiça reconheça as irregularidades, o prefeito Jackson Alvino poderá ter o mandato cassado em primeira instância.