Uma operação coordenada pela Polícia Civildesarticulou, na manhã desta quinta-feira (21), uma organização criminosa especializada em fraudes contra planos de saúde. Mandados judiciais foram cumpridos em vários estados brasileiros, incluindo a Paraíba, onde um pastor evangélico e familiares dele estão entre os investigados.
Segundo informações repassadas pelo delegado Carlos Othon, no estado foram executadas dez ordens judiciais em João Pessoa, Campina Grande e Itapororoca, resultando em investigações contra cinco suspeitos. A ação, batizada de “Indébitus”, é resultado de um trabalho que identificou a atuação de um grupo que aplicava golpes em usuários inadimplentes de um plano de saúde no Piauí.
De acordo com as apurações, os criminosos ofereciam propostas de quitação com grandes descontos, encaminhavam boletos falsos às vítimas e desviavam o dinheiro para contas de terceiros usados como laranjas. O esquema funcionava em residências comuns, mas que na prática escondiam sofisticados “escritórios do crime”, equipados com computadores de alto valor.
As autoridades estimam que o prejuízo causado pelos golpes ultrapassa alguns milhões de reais. A operação segue em andamento para identificar outros envolvidos e dimensionar o impacto financeiro do esquema em nível nacional.