As articulações nos bastidores visando as eleições de 2026 na Paraíba seguem a todo vapor, com deputados e pré-candidatos buscando apoios nos municípios e também “trocando votos” com outros parlamentares.
No município de Cabedelo não vem sendo diferente. Segundo informações recebidas pelo Política da Paraíba, o ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual, Victor Hugo (Avante), vem buscando viabilizar sua pré-candidatura e firmando alianças em diversos municípios do estado, além de Cabedelo, seu principal reduto eleitoral.
O que tem chamado atenção, no entanto, é que o ex-gestor tem buscado, nos bastidores, “trocar votos” com outros federais em Cabedelo, mesmo já tendo o deputado federal Mersinho Lucena (PP) como candidato oficial da gestão.
Ou seja, Victor Hugo estaria se articulando para garantir votos a um deputado federal em Cabedelo, em troca de que esse mesmo parlamentar viabilize apoios para ele em outro município.
Conforme apurou o site, Hugo já teria sinalizado a pelo menos dois pré-candidatos a deputado federal que teria cerca de três mil votos disponíveis para negociação dentro do município.
Na eleição de 2022, Mersinho foi majoritário em Cabedelo, conquistando 6.595 votos. Já o ex-deputado Julian Lemos, que também havia sido parceiro político da gestão na época, obteve 1.884 votos, ficando na quarta colocação na cidade portuária.
Nos bastidores, aliados avaliam que a tentativa de Victor Hugo de negociar votos em Cabedelo pode tensionar o ambiente político local, já que a divisão de apoios federais pode enfraquecer a base oficial e abrir espaço para novas disputas internas.