O cenário eleitoral na Paraíba caminha para que o deputado federal Hugo Motta (Republicanos) e o PT estejam no mesmo palanque no estado em 2026. A informação é do jornal “O Globo”.
Segundo a publicação, Hugo se reuniu na última segunda-feira (19) com o novo presidente nacional do PT, Edinho Silva, em uma conversa reservada. O encontro teve como uma das pautas a construção de uma aliança em torno do atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP), nome que deve disputar a sucessão de João Azevêdo (PSB) em 2026. João, por sua vez, deve deixar o governo para concorrer ao Senado.
O arranjo passa também pela definição das vagas ao Senado. Hugo indicou seu pai, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), em uma das cadeiras que estarão em disputa. Nabor mantém ritmo intenso de pré-campanha e já contabiliza o apoio de cerca de 100 prefeitos em sua base.
Entretanto, a movimentação pode abrir novo foco de tensão entre Hugo Motta e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos). Galdino, que também se coloca como pré-candidato ao governo, busca atrair o apoio do PT ao seu projeto político — o que coloca os dois aliados em rota de colisão.