Em uma articulação do deputado estadual Eduardo Carneiro, presidente da Federação Solidariedade–PRD na Paraíba, ficou definido nesta terça-feira (26), durante reunião em Brasília, que o comando do PRD estadual ficará sob responsabilidade do prefeito de Alagoa Grande, Neto Carneiro.
O encontro contou com a presença do presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força, do presidente nacional do PRD, Marcos Vinícius, do dirigente partidário Ovasco Rezende, do vice-presidente do Solidariedade Nacional, Filipe Espírito Santo, além do próprio Eduardo Carneiro.
Como Neto Carneiro não pôde viajar em razão do evento “Caminhos do Frio”, realizado em seu município, ele foi representado pelo pai, o deputado estadual Bosco Carneiro Júnior, que já anunciou sua filiação ao PRD para disputar a reeleição na próxima janela partidária.
Eduardo Carneiro celebrou a definição e destacou que a federação vai se concentrar agora na organização das nominatas para 2026, com a meta de dobrar a bancada estadual de três para seis deputados e conquistar a primeira cadeira federal pela sigla.
“Esse é o compromisso do partido, que se fortalece com a chegada de mais um prefeito de uma cidade importante da Paraíba, como é Alagoa Grande”, afirmou Eduardo.
Com a oficialização, a federação passa a ter a seguinte estrutura: Eduardo Carneiro na presidência, o vereador pessoense Fábio Carneiro no comando do Solidariedade estadual, e agora Neto Carneiro na presidência do PRD na Paraíba.
Bosco Carneiro Neto, prefeito de Alagoa Grande, agradeceu a confiança do grupo e garantiu empenho para construir uma chapa competitiva. “A federação Solidariedade–PRD já nasce bastante competitiva e tem tudo para eleger uma boa bancada de deputados na Assembleia e conquistar a primeira cadeira na Câmara Federal”, disse.
A articulação evidencia a força da família Carneiro na política paraibana, que atualmente reúne dois deputados estaduais, um prefeito e um vereador na capital. Além deles, a federação também conta com o deputado Eduardo Brito, e os suplentes Dudu Soares e João dos Santos, que devem assumir mandatos em breve na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Lançamento da federação
Após a oficialização do novo comando do PRD, os partidos irão se reunir para definir a data do lançamento oficial da federação na Paraíba, evento que deverá ocorrer no fim de setembro, com a presença de lideranças estaduais e nacionais.
Até então, o PRD era presidido por Inácio Bento de Morais, tio do senador Efraim Filho.