A semana começou agitada na política de Cabedelo. O prefeito André Coutinho (Avante) promoveu mudanças na estrutura administrativa do município nesta segunda-feira (1º), exonerando a secretária da Mulher, Cynthia Denize, e o diretor do Procon, Diego Carvalho.
As demissões rapidamente ganharam repercussão e levantaram especulações sobre um suposto racha entre o gestor e o ex-prefeito de Cabedelo e atual secretário de Turismo de João Pessoa, Vitor Hugo Castelliano (Avante). No entanto, Vitor Hugo negou qualquer desentendimento com André, afastando, ao menos publicamente, a possibilidade de rompimento político.
“Eu não tenho nenhum cargo na gestão e também não interfiro na administração. André é o prefeito e tenho certeza que toda e qualquer decisão é baseada no que aquele acredita ser o melhor para Cabedelo”, explicou Vitor.
Tanto Cynthia quanto Diego possuem laços familiares na verdade com outra figura política de Cabedelo: o presidente da Câmara, vereador Edvaldo Neto (Avante) — Cynthia é sogra do parlamentar e Diego, seu cunhado. As exonerações, portanto, foram lidas como um recado direto à base de Neto.
Informações obtidas pelo Política da Paraíba apontam que Edvaldo Neto, que também é aliado de Vitor, já articula discretamente uma movimentação política de olho na cadeira de prefeito. O vereador tem se mostrado interessado em disputar a reeleição, caso André Coutinho seja afastado definitivamente do cargo.
André, a vice-prefeita Camila Holanda e o vereador Márcio Silva tiveram os mandatos cassados recentemente pela Justiça Eleitoral. A decisão, assinada pela juíza Thana Michelle Carneiro Rodrigues, também atingiu Vitor Hugo Castelliano, que ficou inelegível por oito anos. A defesa do prefeito, contudo, recorreu, e o caso será analisado nas próximas semanas pelo TRE-PB.
Cabedelo: André Coutinho promove reforma administrativa e exonera secretários