O julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que pode resultar na cassação do prefeito de Santa Rita, Jackson Alvino (Progressistas), foi novamente adiado. A decisão partiu da juíza Israela Cláudia da Silva Pontes, da 4ª Vara Mista da Comarca de Santa Rita, após pedido da defesa do ex-prefeito Emerson Panta, também investigado no processo.
A AIJE foi apresentada pelo ex-candidato a prefeito nas eleições de 2024, Nilvan Ferreira (Republicanos), e envolve ainda o vice-prefeito Ednaldo Pereira e o ex-gestor Emerson Panta. O grupo é acusado de abuso de poder político e econômico durante o último pleito.
A audiência de instrução estava marcada inicialmente para a manhã da última quinta-feira (28). Atendendo a pedido da defesa, a sessão foi remarcada para o dia quatro de setembro. Agora, mais uma vez, a defesa alegou conflito de agenda profissional no TCE-PB e a juíza transferiu a audiência para a próxima quinta-feira (11/09).
Em petições anteriores, os advogados também haviam alegado que não tiveram tempo hábil para analisar os autos do processo — descritos como volumosos — e solicitaram a habilitação do advogado Antonio Leonardo Gonçalves de Brito Filho.
O que está em jogo
Caso a Justiça Eleitoral entenda que houve abuso de poder, o prefeito Jackson Alvino e seu vice podem ter os mandatos cassados e o ex-prefeito Panta ficará inelegível. O processo é considerado decisivo para o futuro político de Santa Rita e mantém a cidade em clima de expectativa.