O município de Solânea, no Brejo paraibano, vive um impasse político que vem ganhando força nos bastidores. O atual prefeito Jucian Jad e seu antecessor e padrinho político, o ex-prefeito Kayser Rocha, sinalizam a cada dia um romperam na aliança que sustentava o grupo governista e passaram a disputar espaço e protagonismo na cena local.
A crise teve início após Jucian declarar apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP), pré-candidato ao Governo da Paraíba nas eleições do próximo ano. Pouco tempo depois, Kayser reagiu e reafirmou apoio ao projeto do senador Efraim Filho (União Brasil), que também deve disputar o Palácio da Redenção.
Desde então, os dois vêm travando uma espécie de “guerra fria”. Em um dos episódios mais recentes, Kayser gravou um vídeo em suas redes sociais agradecendo a Efraim pela destinação de recursos para o asfaltamento de ruas no município. Logo depois, Jucian também divulgou um vídeo, no qual agradeceu os investimentos, mas fez menção apenas à senadora Daniella Ribeiro, à pré-candidata a deputada estadual Olívia Motta e ao deputado federal Hugo Motta – sem citar o nome de Efraim.
O embate ganhou novos contornos nas redes sociais quando o vereador Edvanildo Júnior divulgou que Márcia Cristina da Rocha, esposa de Kayser e ex-secretária de Assistência Social de Solânea, deixou de seguir no Instagram a atual titular da pasta e irmã do prefeito, Jucimara Thayan Amaral.
O gesto aparentemente simples foi interpretado como mais um sinal de que a relação entre “criador e cria” pode azedar de vez.
Com a proximidade das eleições, a disputa entre Jucian Jad e Kayser Rocha tende a se intensificar. O rompimento entre os dois líderes, que até pouco tempo caminhavam juntos, pode redesenhar o cenário político de Solânea e influenciar diretamente na formação dos palanques da disputa eleitoral de 2026 no Brejo.