Na noite desta quinta-feira (18), em João Pessoa, aconteceu a última plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE), reunindo representantes de diversos municípios da Paraíba. Lucena esteve presente por meio do líder comunitário Almir Ubaldo, que levou à tribuna as principais reivindicações da população.
Em seu discurso, Almir destacou a mobilização popular que garantiu a maior participação da história de Lucena no ODE, resultado de um trabalho coletivo realizado em parceria com a 1ª Gerência do Orçamento Democrático, sob articulação de Thiago Souza, e com o apoio do prefeito Leo Bandeira.
“Nossa caminhada foi feita junto ao povo, com visitas porta a porta, ouvindo cada morador e garantindo que todos tivessem vez e voz nesse processo democrático”, afirmou.
Na plenária, três propostas prioritárias foram defendidas em nome da população lucenense:
• Criação do Parque Lucena Linear: urbanização da Lagoa central da cidade, transformando o espaço em área de lazer, convivência e atrativo turístico.
• Pavimentação da Zona Rural: obra ligando a comunidade de Estiva do Geraldo à PB-025, melhorando a mobilidade, o escoamento da produção agrícola e fortalecendo o turismo rural e religioso.
• Convênio entre Governo do Estado e Prefeitura: reforma e ampliação das escolas urbanas e rurais, garantindo acesso a uma educação de qualidade.
Apoio do Governo e novos questionamentos
Ao final, Almir Ubaldo reconheceu o compromisso do governador João Azevedo e do vice-governador Lucas Ribeiro com Lucena, citando como exemplo a Ponte do Futuro, obra estruturante para o município. Ele também aproveitou para cobrar informações sobre a reforma e ampliação da Casa de Farinha, aprovada em 2022, mas ainda sem andamento divulgado.
“Lucena tem muito a contribuir para o desenvolvimento da Paraíba e, com o apoio do Governo do Estado, continuará sendo exemplo de progresso, potencial turístico e econômico”, concluiu o representante.