O Governo da Paraíba divulgou, nesta segunda-feira (22), uma nota de esclarecimento sobre a situação financeira da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Na manifestação, o Estado garante que a instituição tem recebido recursos acima dos valores fixados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e pela Lei de Autonomia Universitária.
De acordo com o Governo, enquanto o duodécimo previsto na LOA é de R$ 411,6 milhões, os repasses até o fim do ano devem alcançar R$ 442,6 milhões, demonstrando, segundo a nota, “o compromisso com o fortalecimento da educação pública superior”.
Gestão orçamentária é da própria UEPB
O texto ressalta que a administração do orçamento da universidade não é de responsabilidade do Governo, cabendo à própria reitoria e à gestão interna esclarecer a alegada “crise orçamentária”.
A nota também comenta a paralisação anunciada por professores da UEPB, motivada por questões salariais e de progressões funcionais. O Governo afirma que os problemas teriam origem em gestões anteriores e lembra que a categoria optou por judicializar a questão, cabendo agora ao Estado aguardar a decisão da Justiça.