O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta terça-feira (7), às 19h, o julgamento do Agravo em Recurso Especial Eleitoral, que pode resultar na manutenção da inelegibilidade da ex-prefeita de Monteiro, Anna Lorena de Nóbrega (PSB), por oito anos.
O processo, relatado pela ministra Estela Aranha, trata de uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) que apura abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2020, em Monteiro, no Cariri paraibano.
Atualmente, o placar está em 2 a 1 contra Anna Lorena. A relatora e o ministro André Mendonça votaram pela manutenção da condenação e consequente inelegibilidade, acompanhando o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE), que também defende a cassação dos direitos políticos da ex-gestora.
O ministro Raul Araújo abriu divergência, votando para reformar a decisão e manter o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que havia absolvido a ex-prefeita.
Após o voto de Mendonça, o julgamento foi interrompido por pedido de vista do ministro Kassio Nunes Marques, que agora devolveu o processo para a pauta. Ele será o próximo a votar, seguido pelos ministros Maria Isabel Gallotti, Cármen Lúcia e Floriano de Azevedo Marques.
Se confirmada a condenação, Anna Lorena ficará inelegível por oito anos, o que pode afetar diretamente o cenário político para as eleições municipais de 2026. Isso porque, Lorena é pré-candidata a deputada estadual e já vem firmado alianças em diversos municípios do estado.