O ex-prefeito de Cajazeiras, Zé Aldemir, embarcou na manhã desta terça-feira (14) para Brasília, após ser chamado pelo deputado federal e presidente do Progressistas (PP) na Paraíba, Aguinaldo Ribeiro.
O encontro ocorre às vésperas da coletiva de imprensa convocada por Aldemir para esta quarta-feira (15), às 17h, na sede da CDL, no centro de Cajazeiras. Na ocasião, o ex-prefeito deve anunciar oficialmente seu futuro político com vistas às eleições de 2026.
Inicialmente colocado como pré-candidato a deputado federal, Zé Aldemir tem sinalizado a aliados que deve recuar da disputa pela Câmara e confirmar uma candidatura a deputado estadual, segundo apuração do Política da Paraíba.
Nos bastidores, contudo, circula a informação de que Aguinaldo Ribeiro tentará convencê-lo a manter a candidatura federal. Para isso, o deputado estaria disposto a abrir mão de três municípios para reforçar a base eleitoral de Aldemir.
O movimento também teria impacto direto sobre o deputado Júnior Araújo. Em 2024, os grupos políticos de Júnior e Aldemir firmaram uma aliança que garantiu a eleição da prefeita Socorro Delfino em Cajazeiras. Pelo acordo, Socorro apoiaria Júnior Araújo para estadual e Zé Aldemir para federal.
Com o possível recuo de Aldemir para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, a estratégia eleitoral de Júnior Araújo seria afetada, especialmente em Cajazeiras, onde os dois grupos compartilham base e lideranças políticas.